Abate Trava interesse na aquisição de veículos elétricos
Economia
Publicado em 25/10/2024
Comentários
As alterações nos critérios para os incentivos à compra de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos por particulares, sobretudo a obrigatoriedade de entrega de uma viatura para abate, parecem ter diminuído o interesse dos portugueses por estes apoios. Na primeira semana desde o aviso publicado pelo Governo, a 17 de outubro, foram submetidas apenas 51 candidaturas nesta tipologia.
Destas candidaturas apresentadas, 23 foram aceites, mas 13 têm proposta de exclusão por não cumprirem os critérios, enquanto 11 aguardam documentação adicional, detalha o presidente da associação de utilizadores de veículos elétricos (UVE), citado pelo Jornal de Negócios (acesso pago). “Tal como temíamos, tudo indica que o programa não vai ter sucesso no que toca à retroatividade”, resume Pedro Faria.
O número de candidaturas fica bastante abaixo dos 1.050 apoios disponíveis e contrasta também com o registado em anos anteriores, quando os pedidos de incentivos superaram as disponibilidades em poucos dias. No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação é de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros, majorados para 5.000 euros se for usado por instituições particulares de solidariedade social (IPSS).
Fonte: Eco
Chat Online