O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acabou de emitir, ao início desta manhã, aviso vermelho (o mais elevado numa escala de três) para os distritos de Braga e Viana do Castelo por causa da queda de neve.
O aviso, que abrange também os distritos do Porto, Vila Real e Viseu, entra em vigor à meia-noite de sexta-feira e prolonga-se até às 09:00 de sábado.
O IPMA prevê “queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de
20 a 30 centímetros acima dos 800 metros”.
O Instituto alerta, ainda, para “perturbação grave causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (per exemplo, vias interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.
Massa de ar polar proveniente da Gronelândia
Recorde-se que o meteorologista do IPMA Jorge Ponte já havia adiantado a O MINHO a possibilidade de emissão de aviso vermelho por causa da época, prevendo-se que este seja o maior nevão, até agora, desta época de inverno.
“Houve um nevão bastante significativo na semana de Natal, mas este poderá ser superior pelo menos em alguns locais”, apontava Jorge Ponte, explicando que este será originado por “por uma descida na latitude do jato polar que faz com que as depressões venham mais para Sul”.
“Vamos ter uma vasta região depressionária sobre todo o Atlântico Norte, estendendo-se à Península Ibérica. Vai transportar uma massa de ar polar, proveniente da Gronelândia, que trará precipitação, frio e queda de neve significativa”, explicava o meteorologista.
Ingrid chega esta tarde
Como O MINHO noticiou, os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima para vários distritos, entre os quais Braga e Viana do Castelo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte os distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra entre as 15:00 e as 18:00 de hoje e Braga, Viana do Castelo, Viseu, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Santarém, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre entre as 15:00 e as 21:00.
Costa do Minho sob aviso vermelho
A costa do Minho, que já está sob aviso laranja, vai passar a vermelho no sábado, devido à agitação marítima. O aviso estende-se, de resto, a toda a faixa costeira de Portugal continental.
O nível mais grave do IPMA estará em vigor entre as 03:00 e as 19:00 de sábado, devido à previsão de “ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima”, em toda a costa ocidental.
Rajadas de 75 km/h
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo partir da noite de hoje e até sexta-feira para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Beja, Leiria, Setúbal, Faro e Porto devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h).
O aviso vermelho é o mais grave e é emitido sempre que existem situações extremas, já o laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Fonte : O Minho